Leituras PNL


"A rapariga que roubava livros" é uma obra australiana de  Markus ZusaK, taduzido por Manuela Madureira e editado pela Editorial Presença em 2010.
É um romance que nos conta a vida de uma menina que encontrou um livro quando ainda não sabia ler e fez de tudo para aprender. É uma história que nos prende e só conseguimos parar quando chega ao fim!... Não deixes de ler e descobre quantos livros a menina "roubou" só com a ânsia de ler.....



______________________________________


"Perigo Vegetal" é um livro de Rámon Caride da Deriva Editores de 2003. É uma história interessante que se passa no futuro, em 2075, em que as crianças são as protectoras do ambiente e só elas conseguem salvar o mundo......

Não deixes de a ler e participa nesta aventura!...


Dá a tua opinião também!


_________________________________________







"Cão como Nós" é uma novela do escritor português Manuel Alegre, publicada pela editora Dom Quixote. O narrador da história relata a comovente relação do homem com o cão Kurika que compartilha com a familia as tristezas e alegrias.
 É de facto uma história emocionante!
Lê e descobre as aventuras amorosas do Kurika e suas travessuras.




__________________________________________





"A prisão do silêncio" é uma obra de literatura americana, escrita por Torey Hayden e traduzida por Saul Barata. É uma 3.ª edição da Presença de 2009.

Conta-nos a história de um menino que não conseguia falar e do esforço da sua psicóloga para descobrir o motivo.

É uma história surpreendente! Não deixem de ler!
_________________________________________



"Ulisses" é uma obra de Maria Alberta Meneres editado pela ASA e publicado em 2003.
É um livro é muito interssante e aconselho todos a ler pois neste livro existe acção e aventura .
Eu acho que ler é muito importante e aconselho.






_________________________________________



"História breve da Lua" é uma obra de literatura portuguesa de António Gedeão editado pela Sá da Costa Juvenil.

É uma peça de teatro em que as persongens, conversam entre si, e nos falam da Lua, do seu aspecto e das suas fases.

É interessante e divertida! Não deixem de ler!


_______________________________________



"O rapaz que ouvia as estrelas" é uma obra de literatura inglesa escrita por Tim Bowler e editado pela Presença.


Este livro, conta-nos a história de Luke, um jovem de catorze anos que possui o dom da música. Luke é um exímio pianista mas quando o pai morre, sente-se tão desorientado que acaba por se iniciar numa vida rodeada por más companhias que o levam a juntar-se a um bando e a assaltar uma casa de uma senhora de idade, sendo-lhe exigido que traga uma pequena caixa de música. Aqui começam as surpresas e Luke arrepender-se-á do acto que cometeu encontrando na música o poder redentor para a salvação. Um livro comovente, acompanhado por um sentir profundo que retrata uma vida difícil.
É um verdaeiro elogio poético à vida. Não deixem de Ler!
________________________________________




"Uma Aventura na Cidade" é uma obra de literatura portuguesa escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, ilustrada por Arlindo Fagundes editada pela Editora Caminho.
É um livro que nos conta as aventuras  de dois rapazes (Chico e Pedro)  que andavam sempre à luta mas e com o tempo tornaram-se grandes amigos. Foi o começo de grandes amizades e de grandes aventuras.
 Espero que todos leiam este livro!
___________________________________



"O Rapaz do Pijama ás Riscas", é uma obra escrita por Jonh Boyne destinada a categoria de ” Adultos”, mas que deve ser lida não só por Adultos velhos e novos, como também por crianças, sendo-lhes em seguida explicadas muitas das coisas, que provavelmente não perceberiam dessa forma.
O facto de ter nascido no seio de uma familía de classe alta, o simples facto de  se tratar de  uma criança, a quem não se dá explicações, e que está preparada  apenas para obedecer sem questionar, leva Bruno um irrequieto e travesso miúdo a descobrir o lado mais negro da raça humana.
Este livro petende (e consegue)  mostrar, que  no meio do horror e que mesmo sendo ensinados a odiar sem motivo, a amizade  pode nascer e crescer, tornando-se  tão sólida como uma rocha e mostrar aquilo que realmente é importante
________________________________________


"O Rapaz do Rio", é uma obra escrita por Tim Bowler.É uma 4.ª edição, editada pela Presença.
 As grandes paixões de Jess eram o avô e a natação. Fora por isso que ficara radiante quando soubera que ia passar alguns dias de férias à casa onde o avô vivera a sua infância. Mas a alegria desvanece-se quando Jess descobre que o avô se encontra em estado terminal. Mesmo assim, o velho senhor parece estranhamente empenhado em terminar um quadro enigmático a que dá o nome «O Rapaz do Rio». Ao tentar ajudá-lo nesta última tarefa, Jess acaba por se deixar envolver pela tela, descobrindo a sua íntima relação com a vida do avô... Através de uma linguagem profundamente poética, Tim Bowler traça afinal neste seu «O Rapaz do Rio» uma metáfora sobre a vida, a morte e a perda e o crescimento interior que esta pode vir a despoletar. Uma obra galardoada em 1998 com a ´Medalha Carnegie´. A não perder! É uma obra emocionante!
_________________________________________

"Um Lugar Mágico ou Como Salvar a Natureza" é uma obra de literatura italiana escrita por Susanna Tamaro e editada pela Presença

Esta obra é  uma parábola ecológica sobre um lugar mágico que se encontra ameaçado pela força de uma tecnologia avassaladora que destrói o ambiente. Todavia há limites para esta ameaça que poderão ser certamente revelados pelo reencontro com a Natureza.
 Não deixem de ler! É muito interessante!
________________________________________



"A Grande Árvore"  é uma obra de literatura italiana escrita por Susanna Tamaro e editada pela Presença.

O protagonista desta história é um abeto que, ao longo dos séculos, venceu inúmeras adversidades e viveu momentos importantes, como o dia em que conheceu os imperadores da Áustria ou a ocasião em que o quiseram transformar em violino. Por isso, haverá para ele destino mais inglório que acabar os dias a fazer de árvore de Natal? Crik, um esquilo que nunca teve outra morada senão o abeto, não consegue compreender tamanha crueldade, e agora está disposto a fazer tudo para devolver o velho amigo ao seu habitat, nem que para isso seja preciso… um milagre. Uma fábula moderna e encantadora sobre a amizade, a natureza e o poder imenso da fé.  É muito interessante! Não deixem de ler!
__________________________________________

"Sexta-Feira ou a Vida Selvagem" é uma obra de literatura francesa escrita por Michel Tournier, editada pela Presença.

Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece calmamente ao sol de Speranza. A ilha é um pequeno baluarte de civilização e tudo parece ir pelo melhor. A verdade é que todos três se aborrecem. Sexta-Feira nada compreende da organização, das leis, dos rituais que tanto agradam a Robinson. Escapa-lhe a razão de ser dos campos cultivados, dos rebanhos, das fortalezas. Mas então dá-se um acontecimento inesperado… Esta obra é uma versão adaptada de «Vendredi ou Les Limbes du Pacifique», do mesmo autor.
_________________________________________

"A Rapariga Que Sabia Ler" é uma obra de literatura inglesa escrita por Frances Hardinge e editada pela Presença.

Depois de Mosca Mye «acidentalmente» pegar fogo ao moinho onde o tio a acolheu após a morte do pai, esta rapariga de doze anos não tem outra alternativa senão fugir da aldeia onde vive e ir em busca de outras oportunidades. Mas as coisas não vão correr exactamente como ela pensava. É que Mosca tem um dom bastante invulgar na sua comunidade, sabe ler, e esse facto mudará o seu rumo a caminho de Mandelion, onde uma série de circunstâncias a conduzirão ao centro de uma intriga política sem precedentes… Uma história mágica sobre o poder inspirador dos livros para construir um mundo melhor.
_________________________________________

 "Pinok e Baleote" é uma obra de literatura portuguesa escrita por Miguel Horta e editada pela Pé de Página.

De Tamarindo, ilha imaginária de Cabo Verde, chega-nos a história de Pinok, um menino crioulo com fama de muito mentiroso. O relato de uma amizade entre homens e animais que acaba por salvar a ilha, semeando solidariedade.
Em jeito de contador de histórias, Miguel Horta leva-nos através da atmosfera das ilhas, fazendo-nos sentir a cultura crioula.
 Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
 para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.
 
_________________________________________

 Depois de Pinok e Baleote, Miguel Horta traz-nos agora "Dacoli e Dacolá". Este novo livro apresenta aos leitores um conjunto de sete histórias, todas elas passadas em Portugal, versando sobre temas muito diversos.
As suas problemáticas de fundo e as suas mensagens são claras, revelando-se simultaneamente como fonte de conhecimento e de fruição, estímulo à imaginação e motivo de reflexão sobre o humano a partir das suas vivências quotidianas.
Um livro que reflecte o espírito de "andarilho" contador de histórias e mediador do livro e da leitura que este escritor e ilustrador desenvolve há mais de dez anos.

_________________________________________




 "Histórias, Memórias e Contos Tontos" é uma obra de literatura portuguesa escrita por Maria do Céu Nogueira, ilustrada por Esmeralda Duarte e editada pela Opera Omnia.
É um  livro diverso,  lúdico e didáctico, no qual a autora recolhe contos, lengalengas, trava-línguas, poemas e teatrinhos vocacionados para o ensino das vogais, das consoantes e dos números.
Este livro é um óptimo suporte de apoio aos Pais e aos Professores do 1º Ciclo.
É interessante.

_________________________________________





 "Brincalendo" é uma obra de literatura portuguesa escrita por Maria do Céu Nogueira e editada pela Opera Omnia.